sábado, 8 de março de 2014

Resenha 31: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho

Nome: Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 334

Sinopse:
ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

 Bem, em primeiro lugar devo admitir que me interessei por este livro quando o vi nas cortesias do Skoob pelos seguintes motivos: A personagem principal, Rafaela, possuí o mesmo nome que eu e ela faz Jornalismo, carreira que quero seguir. Infelizmente não ganhei, mas minha amiga comprou e me emprestou u.u. Obrigada, Any! E, bem, você não leu ainda mas deve tratar de ler imediatamente... Caso eu te devolva ele -brincadeira!

Eu li esse livro muito rápido, quer dizer, comecei ele na sexta dia 7, de tardezinha, mas tive que sair e não li dez páginas. Li algumas poucas no ônibus mas engatei mesmo foi de noite, quando parei de ler apenas as quatro da manhã quando decidi que iria parar para dormir, mas aí eu já tinha lido quase a metade do livro. Hoje, lá pela uma, duas horas da tarde, peguei novamente e só parei ao termina-lo, umas oito e alguma coisa.
Então, cá estou fazendo a resenha fresquinha para vocês.

O livro conta a história de Rafaela, uma garota de São Pedro dos Ferros, em Minas Gerais. Não que ela more lá, ela se mudou junto com seus dois irmãos mais velhos, Ricardo e Augusto, pois Gustavo mora em São Paulo com sua namorada em um apartamento. Sim, Rafaela tem três irmãos mais velhos e era dois em um: Ou eles colocavam ela para brincar e ser a 'boba' ou a deixavam sozinha.
Os quatro possuíam uns 2 anos de diferença.

Rafaela consegue um emprego como estagiária no jornal Folha de Minas onde conhece um garoto bonito e simpático de olhos azuis chamado Marcelo e o outro belo e rude, chamado Bernardo, que também possuía olhos azuis. O que pode ser meio irônico levando em conta o fato de Rafaela ter um caderninho onde escreve textos para um garoto que ''conheceu'' aos dez anos de idade na praia de Iriri. O garoto usava uma mochila xadrez e olhos azuis. Desde este momento a garota ficou obcecada pelo garoto -como o chamava, já que não sabia o nome- mas não obcecada de amor, e sim pela história dele.

Resumidamente, Bernardo é muito chato com Rafaela e Marcelo é um amor. Digamos que eu obtive um amor por Bernardo desde o início, talvez exceto em sua primeira aparição... Não sei. Enfim, Bernardo é meu novo amor então tirem o olho dele -risos... ou não- Mas com o tempo eles começam a se entender, levando em conta o fato de que os dois devem trabalhar em conjunto, pois isso é um novo projeto do jornal.
Rafaela faz amigos no trabalho, mas no desenrolar da história ela briga com uma das suas três amigas, Gisele, por motivos de ciúmes não admitidos de Bernardo. Iiih, muita coisa acontece, até sequestro, pegações, Rafaela desmaiando, entrevistas... Vish.

O livro me fez ''surtar'' as três da manhã quando li a letra de She will Beloved. Vocês tem noção?
Além de me fazer ter crises de risos que tiveram que se conter em não fazer som para não acordar o pessoal em casa.
Por fim, eu ri, dei meus surtos de leitora, chorei e quase dei pulinhos e surtei novamente quando descobri quem era o tal garoto. Mas, não com o fato de eu ter descoberto ao ler. Porque eu já sabia quem era assim que descobri que esta pessoa possuía olhos azuis. Aí foi aquela coisa de Eu sabia, caramba, eu sabia!!!! e etc.

O livro contém uma leitura boa, com letras grandes e margens, facilitando a leitura, além de ter um ritmo bom. Eu digo a vocês que por mim eu teria amanhecido lendo o livro, mas forcei-me a larga-lo e dormir, haha.

Enfim, o livro é ótimo e deixo para ele minhas humildes cinco estrelas de avaliação que eu nunca faço.
O livro te prende de uma tal forma, de faz ter tantas emoções... E é aí que você percebe que o mundo deve parar para ler a literatura brasileira, também. Devemos dar mais valor aos nossos escritores.

essa resenha ficou maior que o normal, dos últimos tempos para cá, e eu quase não narrei o livro. Mas espero que gostem.
xxRafa

PS: Além do nome e de eu também querer fazer Jornalismo, encontrei várias semelhanças entre mim e minha xará, Rafaela.
PS²: Bernardo, eu te amo, homem -fictício-

1 comentário:

  1. Eu quero MUITO ler esse livro!
    Estou me matando por não ter conseguido comprar ainda!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar