quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha #41: Para onde ela foi - Gayle Forman.

Nome Original: When She Went
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 216
Ano: 2014 (BR)

Sinopse:Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos – não em milhas, não em continentes, não em anos –, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
AVISO: Essa resenha conterá spoilers do primeiro livro, Se eu Ficar.

Em Se eu Ficar nós lemos o ponto de vista de Mia, a história de sua família e da morte de seus pais e seu irmão. Nós lemos sobre suas lembranças do passado, sobre como ela conheceu Adam, seu amor por música clássica e sobre sua amiga Kim.
Em Para onde ela foi nós lemos o livro sob o ponto de vista do Adam, namorado de Mia... Ou, bem, ex.
O livro se passa três (3) anos depois de Se eu ficar. Nele Adam e Mia já fazem muito sucesso. Ele e sua banda são número #1 no iTunes ultrapassando a Lady Gaga e ele tem uma namorada famosa.
O livro, assim como o primeiro, se passa entre o presente e o passado. Em um capítulo nós sabemos o que ocorre no presente e no segundo vem alguma coisa sobre o passado de Adam. Nós percebemos o quanto ele sofreu e se deixou ''cair'' após a partida de Mia.
Nas semanas que se seguiram após a saída do hospital Mia ainda precisa de cuidados e Adam é um daqueles que está sempre próximo para ajudar, mas quando a garota decide ir para a Julliard ele não pdoe fazer nada além de deixá-la ir... Sozinha, porque ela quer se afastar dele. No inicio eles se falavam, mas então, em um momento, isso acabou.
Adam explica como isso aconteceu e o que sucedeu após. Ele se afundou, abandonou a faculdade, brigou com Kim, voltou para a casa dos pais e quando voltou a se erguer um pouco ele já tinha escrito várias músicas de grande sucesso que ajudou a banda a chegar onde eles estão hoje.

Em um certo momento nós nos deparamos com Adam contando que agora ele e a banda ficavam em hotéis diferentes devido a um certo incidente e neste dia ele decide viajar um dia depois pelo fato de ser uma Sexta-Feira 13.
E então Adam sai para caminhar e se depara com Mia. Não, não a Mia em carne e osso, mas uma ''foto'' dela falando sobre um concerto que faria a noite.

Ele vai, claro.

Mas o que ele não sabe é que Mia descobre que ele está lá e pede para vê-lo.
E é isso que muda tudo.

O historia do livro na parte ''presente'' é praticamente sobre um dia, um único dia. O dia do reencontro deles após três anos. Onde eles conversam sobre várias coisas.

Algo que eu não entendo é o motivo pelo qual Mia quer largar tudo sobre ele, mostrar fotos de como estão os integrantes de sua família (primos)... Quer dizer, eu até entendo, parando para pensar. Então deletem essa linha e comentem sobre isso aqui depois de terem lido o livro.

O fato é: Eu amei o livro. Ele é muito melhor que o primeiro e parece ter mais romance que o primeiro que foi todo focado na história de Mia e sua família. Esse foi mais focado para Adam e sua vida pós-Mia (que foi bem depressiva).
Creio, para mim, que nesse livro narrado pelo Adam, Gayle Forman se superou fazendo com que o sofrimento do personagem passasse para o leitor -no caso eu- com muito mais intensidade que no primeiro livro. No primeiro faltou emoção. Faltou a emoção da parte de Mia, fazendo com que o leitor não sentisse aquela coisa do drama, entendem?

É estranho o fato de eu ter chorado muito mais em Para onde ela foi, do que em Se eu Ficar que foi onde ela perdeu a família. Isso não é certo, é? De fato eu chorei mais quando descobri que o irmãozinho de Mia havia morrido e quando foram seus parentes mais próximos falar com ela sobre ela ficar ou não. E nesse, eu acho, foi pior. Foi mais sentimentalista, o que foi ótimo.

Além do fato de eu amar livros narrados por homens,

Para ler a resenha do primeiro livro clique aqui 

Eu adorei o final de Para onde ela foi. Poderia ser mais trabalhado? É, poderia, talvez, mas a autora assim o quis e assim o foi feito, e foi ótimo. Foi muito amorzinho, foi um bom final e infelizmente acaba por aqui. Acaba em  Para onde ela foi. E só o que nos resta então é imaginar o que acontece após o fim dessa duologia que arrancou lágrimas de muitos leitores e irá arrancar de muitos mais.

 Boa leitura.
Obrigada por lerem até aqui.

X

1 comentário:

  1. Ahhh, eu estou louca pra ler esse livro!
    Eu amei o primeiro e já estou mega ansiosa!
    Sua resenha contribuiu pra me deixar mais ainda!
    Adorei <3

    Beijos :)
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar