sábado, 3 de janeiro de 2015

Livro X Filme: O Doador e Memórias


 No post anterior -resenha do livro- eu disse que iria assistir o filme para fazer a comparação, e bem, aqui estou.
Assim que eu terminei de assistir o filme eu fui para o meu twitter comentar sobre e logo após comecei um rascunho nas notas do celular. Muitas coisas me desagradaram durante o filme inteiro.

Tudo começou logo no início do filme quando Jonas, Fiona e seu pai estão cuidando dos bebês e o pai dele lhe diz que o garoto de chama Gabriel. Bem, isso ocorre de outra maneira no livro.

E então nós vemos uma cena com Jonas olhando para o céu já enxergando o Azul e o Verde, porém no livro ele começa com uma maçã e com a cor vermelha!

Logo após nós temos a cerimônia dos Doze... Não, isso não existe no filme pois Jonas tem Dezesseis anos. Então já na cerimônia a anciã-chefe não está presente de verdade, é só a imagem dela (wtf?). E, sinceramente, na minha opinião, eu não acho que ela tenha dado emoção em suas falas, pois no livro
Jonas diz que ela sempre agradece pela infância da criança de um modo significativo a todos e eu não senti isso, pelo contrário.

Então nós temos algo que não é citado no livro: Todos batem as mãos na perna na hora da cerimônia.

Ah, não posso me esquecer que as profissões dos amigos dele foram totalmente alteradas. Por exemplo: No livro Fiona é indicada para ser Curadora de Idosos e no filme ela cuida das crianças.
Asher por sua vez, no livro é indicado para Diretor Assistente de Recreação e no filme ele vira meio que um piloto de avião (????)

E então quando Jonas está com o Doador não tem aquele preparo e conversa antes de ele receber as memórias, sabe? Parece que o Doador queria se ver lvro de tudo logo e não queria nem saber, ele agarra -sim, ele agarra- os braços de Jonas e o transmite a memória. Mas não é isso que acontece no livro.

Além dessas coisas muitas outras me incomodaram durante o filme, como por exemplo o Jonas querer dar suas memórias especialmente para Fiona e no livro havia sido citado que ele tinha tentado dá-las para Asher, Lily e seu pai. Claro que ele pode ter tentado sim porque muito tempo se passa sem narração na história, porém não existia esse romance todo no livro.

Em uma parte do filme é citado um sonho que Jonas teve no livro com Doze anos, então nós podemos pensar que o romance teria vindo mais tarde, quatro anos depois do que realmente aconteceu no livro. Porém não, porque sendo assim o livro teria que ter se passado muito mais adiante.
O romance que eles colocaram no filme acabou modificando vários fatores e fez com que eu não gostasse. Sinceramente, de onde a Fiona ajuda Jonas a fugir? E eles tentaram fazer o Asher se sair como o traidor e a Anciã-Chefe se sair como a vilã da história.

Então o fato de eles quererem trazer uma distopia antiga e modificá-la para parecer com essas de agora foi muito idiota, porque o livro tem uma essência maravilhosa.
Tirando todas as modificações que realmente me incomodaram o filme é bom. Quem quiser tirar suas próprias conclusões é só assistir o filme, que inclusive já tem online. E se quiser compartilhar sua opinião é só deixar um comentário. Obrigada por lerem!

Sem comentários:

Enviar um comentário